A tecnologia evoluiu, e com isso milhares de aplicativos foram criados, dentre essa infinidade, existem ótimos softwares e apps para auxiliar na execução do marketing digital por aí.
Para facilitar seu entendimento, separamos as 7 principais ferramentas do marketing digital que podem fazer a diferença nos seus resultados. Cada um deles consegue entregar funções diferentes, permitindo a aplicação em diferentes contextos.
A evolução acelerada do marketing digital é muito perceptível, no entanto, os colaboradores precisam acompanhar o ritmo das tecnologias que chegaram para não se atrasarem.
A equipe precisa identificar e implementar ferramentas que atendam às demandas do seu negócio, a fim de ter um resultado mais assertivo.
Boa leitura!
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1- SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta para análise de SEO que promove as melhores estratégias para ganhar vantagem competitiva frente à concorrência do mercado por meio de suas funcionalidades.
Você vai conseguir realizar uma pesquisa completa de palavras-chave por meio de uma análise global ou local das páginas do seu site. É uma ferramenta muito rica quando se trata de análise de dados, além disso, recebe atualizações constantes com novas funções que agregam o melhor para a empresa.
Também é possível fazer uma análise da sua concorrência, ou seja, você terá uma visão ampla não só sobre sua presença online, mas sobre seus concorrentes, o que vai permitir antecipar suas estratégias e ver o que está funcionando.
Portanto, o SEMrush vai te auxiliar na análise dos pontos altos e baixos do seu site, com relação aos algoritmos e também à concorrência direta. Dessa forma, você pode desenvolver suas melhores estratégias de marketing digital. A assinatura não é barata mas pensando no médio a longo prazo, valerá a pena.
2- Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. Sua principal funcionalidade é monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.
Na plataforma é possível analisar relatórios e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio.
Além dos dados referentes à experiência do usuário, ele também fornece informações valiosas proprietárias do Google sobre o seu público, como idade, gênero, interesses ou afinidades.
Outro fator muito interessante é que o Google Analytics possui integração com outros aplicativos, por exemplo de redes sociais, permitindo a integração de dados em uma só plataforma.
3- Canva
O Canva é um site popular que oferece recursos para criar projetos de design, como posts para redes sociais, panfletos, cartões de visitas, convites e muito mais. E o melhor de tudo é que a ferramenta é gratuita.
Os principais benefícios do Canva são a sua interface prática, as diversas opções de layout e customização dos templates. O app também permite que o time colabore ao vivo com sugestões, reduzindo a burocracia do processo de criação de forma prática.
4- URL Builder (UTM)
O papel da UTM é estabelecer os parâmetros de rastreamento necessários para que o Google Analytics e outras ferramentas possam capturar os dados das campanhas.
Com isso, você consegue monitorar o tráfego de cada link para realizar uma análise completa dos canais utilizados nas campanhas de Marketing Digital.
5- Trello
Fazer o planejamento e a gestão de processos que estão em andamento na empresa é uma tarefa muito difícil no Marketing Digital.
O Trello pode ajudar nesta missão. Ele é uma ferramenta colaborativa para organizar projetos em quadros, conceito que se assemelha à metodologia Kanban.
A principal vantagem do Trello é a diversidade de recursos para gerenciar os projetos em andamento, como se fosse uma engrenagem viva, além de poder medir o desempenho da equipe no geral de forma precisa.
Com análise dos quadros, cartões, etiquetas e checklists, gerenciar e atualizar as demandas e status de cada tarefa se torna uma tarefa simples.
6 – Notion
Assim como o Trello, o notion é um software que inova o seu gerenciamento de processos, permitindo que o usuário construa um ambiente que se adapte às necessidades dele, por isso a plataforma oferece ferramentas simples para customizações.
Cada página no app é chamada de bloco e pode ser editada; é possível transformá-la em lista de tarefas, bloco de anotação, planilha ou documento de texto. São muitas possibilidades
O usuário também consegue inserir fotos, tabelas, quadros de atividades e incorporar códigos de programação. Além disso, a própria plataforma possui vários templates com diferentes utilidades e customizáveis.
7. Keyword.io no Marketing Digital
A Keyword.io é um software que oferece quais são as palavras e termos que as pessoas estão buscando nos principais mecanismos de busca. Ela utiliza os resultados do Google Autocomplete para gerar as sugestões de palavras chaves.
Outro recurso importante, é a possibilidade de se obter uma lista de perguntas, ou seja, a ferramenta consegue identificar quais são as questões mais frequentes sobre um determinado assunto.
Esta é uma ferramenta simples mas poderosa que pode contribuir para diferentes áreas do Marketing Digital como mídia paga, produção de conteúdo e SEO.