O que é ERP ? Quais os Benefícios? E sua Aplicação

Pois é, ERP aparece quando se fala em gestão empresarial atualmente. Não há como ficar parado e não perceber que muitas metodologias evoluíram — e ainda continuam se diversificando — nos últimos anos devido ao crescimento exponencial da era digital.

Embora muitas companhias ainda não estejam ligadas nessa solução de gestão, quais os benefícios e como ela pode contribuir com o negócio, é imprescindível compreendê-la no contexto digital que vivemos. 

Mas por quê? Porque é fato que a integração  oferecida pelo ERP aumenta a eficácia e facilita a troca de insights e informações entre os times da empresa.

Por exemplo, hoje, os dados e as informações das empresas são componentes essenciais para o funcionamento da gestão, oferecendo suporte para ajustes nas atividades, melhor aproveitamento dos seus recursos e para um planejamento mais preciso.

Vamos conhecer o que é a ERP?

Boa leitura!

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que agrupa e organiza as informações dos times de uma empresa. Facilitando a gestão,  armazenando-as de forma automática. 

Nesse sentido, um sistema ERP engloba as principais ferramentas de software, conhecidas como módulos. O seu campo de atuação está conectado com as principais áreas de uma organização, a equipe das finanças e contabilidade, RH, comercial, CRM, entre outros. Então, cabe à organização decidir quais módulos serão mais efetivos no contexto presente, cada módulo no ERP pode ter diferentes aplicações, que funcionam de forma independente ou interligados.

Dessa maneira, ao invés de cada equipe usar o software que quiser, o ERP pode integrar todos os dados, dando a empresa automatização na execução de tarefas rotineiras e aumentando a produtividade.

Quais são os benefícios de utilizar um ERP?

Trabalhar com dados é muito melhor, isso você pode confirmar até em tarefas cotidianas, ter o controle das informações permite que nenhum imprevisto atrapalhe sua organização. 

Seguindo essa lógica, isso é o que vale para a empresa também. A sistematização de dados promovida pelo ERP é o principal ganho para uma organização, mas não é só isso, confira quais são os benefícios ao utilizá-lo:

1 –  Adaptação

A princípio, adaptação é um benefício estratégico que o ERP traz: a versatilidade de uso. Sendo assim,  pode-se adaptar o sistema para cada momento do negócio, dependendo dos resultados.

Por exemplo,  existem diferentes tipos de empresas, de pequeno, médio e grande porte, e o ERP pode auxiliar cada uma delas por meio de diferentes aplicações dos seus módulos. 

Uma empresa pequena não requer um CRM avançado como uma empresa de grande porte, e o lado bom é que o ERP pode oferecer as melhores soluções para ambos com base nas suas limitações e objetivos.

2- Segurança de dados

Ninguém gosta da ideia de saber que seus dados estão sendo violados, e o ERP pode evitar este tipo de problema por meio da sua gestão de informação.

A gestão da informação do ERP centraliza todas informações em um ponto, permitindo que a empresa reduza custos com a proteção de dados uma vez que ao invés de proteger diferentes bancos de dados, só será necessário proteger a ERP.

Além disso, com os últimos avanços tecnológicos,  um ERP é interligado com serviços em nuvem, facilitando a segurança por meio da criptografia do serviço selecionado.

3 – Flexibilidade de Acessos

Poder acompanhar as informações de longe, é fundamental no mundo dinâmico que vivemos. Assim, não há nada melhor do que trabalhar com um ERP que permite aos profissionais que acompanhem os fluxos de informações da organização mesmo longe do escritório.

Hoje, com a alta demanda para o mercado mobile e da internet no geral, os softwares ERP precisaram evoluir, e agora estão mais completos e preparados para as metodologias atuais, com a criação de aplicativos e softwares que permitem o acesso remoto e o acompanhamento das informações mais importantes da empresa.

Quais são os principais módulos do ERP?

Hoje, existem ERPs para diferentes setores na indústria, mas todos eles seguem uma linha de aplicação que inclui os módulos básicos:

RH;

Financeiro;

Estoque;

Compras;

Produção;

Fiscal;

Gerenciamento de projetos.

Como já foi mencionado, o ERP busca atender as demandas conforme a necessidade da empresa, cada módulo citado possui aplicações e direcionamentos específicos para atender determinada área. 

Para exemplificar, utiliza-se o módulo de compras para adicionar as informações sobre os produtos que foram comprados e entraram no estoque.

Então, quando existe o módulo de compras sendo aplicado, é preciso a validação da venda por meio da nota fiscal e após isso, é necessário dar baixa no sistema de estoque, nesse momento ocorre a integração entre os módulos das ERPs. 

Primeiro começou com um módulo de compra, depois fiscal e por fim estoque, o destaque é que todas as movimentações são transmitidas ao profissional com transparência.

E por aí vai, cada módulo é designado conforme a necessidade de uso da empresa.

Vem com a AZI Tech

A AZI Tech desenvolveu uma cultura contínua de estabelecer uma central tecnológica com as melhores tecnologias da atualidade. Oferecemos diferentes ferramentas para decolar o seu negócio!

Segura que a lista é completa:

Gerenciamento de Redes Sociais 

Desenvolvimento e Gerenciamento de Sites

Criação de Folders Fliers e Banners

Redação e Revisão de Textos com foco em SEO

Outsourcing, Insights e Funis para Marketing

Criação de E-books e Landing Pages

Ficou interessado? Acesse a nossa home page!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, Como podemos ajudá-lo?
Inicie, por aqui.