No ambiente digital, a identidade visual de qualidade na estratégia de qualquer negócio deve ser trabalhada como ponto principal de planejamento. Hoje, o primeiro olhar precisa ser cativante e atrair novos clientes por meio de um post, anúncio ou stories.
No momento da construção da sua marca é preciso lembrar que a identidade visual precisa ser impactante em relação às demais.
Dessa forma, a sua empresa poderá deixar uma lembrança na mente das pessoas atingidas e se destacar em meio ao mercado competitivo de diferentes áreas. Quando a identidade visual é levada como prioridade, não tem outra, o resultado será claro e os clientes serão alcançados.
No entanto, existem os casos em que a identidade é vaga ou mal desenvolvida, e nesse caso ninguém ficará encantado com a imagem que a empresa transmite.
Você sabe os motivos da identidade visual ser um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma companhia? Relaxa, que trouxemos as informações principais neste blog.
Boa leitura!
O que é a Identidade Visual?
Identidade Visual de uma empresa é um conjunto de elementos de design que engloba vários itens, como a logo, tipografia, as cores, as imagens e materiais de divulgação e, recentemente, as redes sociais com imagens dos posts e stories, avatar ou capa.
Isso também inclui, valores e princípios desejados pela empresa para serem transmitidos ao público alvo, dessa forma, as estratégias se aplicam nos materiais de comunicação da empresa para auxiliar e transformar o compartilhamento de seus conteúdos para seus consumidores, com uma nova abordagem agradável e otimizada estrategicamente.
Hoje, há diversas empresas no mercado que são lembradas por suas cores ou apenas por uma representação gráfica, que remonta a marca. É muito comum vermos uma maçã mordida e relacioná-la com a Apple, esse é um exemplo muito famoso de identidade visual.
Nesse sentido, é nesse tipo de identificação que você deve tentar chegar com a sua identidade visual, independente do seu nicho de atuação. Buscar ser criativo e efetivo nas campanhas é o principal ponto de partida.
Tudo que envolve a identidade visual expande-se muito mais que só meio de atrair possíveis clientes: ou seja, atingir um status notável representa a personalidade que a empresa quer mostrar aos seus clientes.
Qual a importância da identidade visual para uma empresa?
Sobretudo, as primeiras impressões são o que cativam a curiosidade do público. Imagine se o Puma, KFC ou qualquer empresa consolidada, não tivesse logo ou uma paleta de cores? Talvez a falta de identidade faria perder os seus respectivos diferenciais para empresas com a identidade visual ajustada.
É bom trabalhar com a identidade visual por várias razões, mas um dos motivos que se destaca é a possibilidade de planejar qual será o visual, prática ou até mesmo as estratégias de “primeiras impressões” da empresa, permitindo maior contato com seus clientes com a postagem de conteúdos agradáveis visualmente.
Resumindo, é por meio da identidade que seus clientes e possíveis leads entenderão, ainda que de forma primitiva, todos os principais valores da organização. Portanto, é imprescindível o planejamento da identidade com cautela para que no final ela compartilhe a seriedade e segurança presente na empresa.
Existem diferenças entre Identidade visual, branding e marca?
Identidade visual
A identidade visual consiste no conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço.
Branding
Branding é o conjunto de estratégias da gestão focado na consolidação e growth da marca.
Ademais, inclui características conectadas à postura, personalidade e a forma como a empresa quer ser notada por seus seguidores.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.
Portanto, sendo bem trabalhado, torna a marca respeitada e com autoridade para o público, com a possibilidade de chegar ao nível de atingir a mente do cliente quando pensa em algum produto ou serviço que sua organização oferece.
Marca
Explora-se o conceito de marca por meio de dois nichos. A primeira que se resume ao logotipo visual da empresa. Mas também pode representar aquilo que caracteriza a empresa.
Dessa forma, missões, valores, cultura de organização, o modelo de atendimento, além de sua identidade visual.
A importância de contratar serviços de design
Existem milhares de logos de empresas de engenharia e tecnologias iguais baixados em sites gratuitos e alguns até registraram a marca inapropriadamente, sendo assim, o grátis pode custar caro se você estiver usando uma logo já registrada.
Para evitar quebra cabeças e trabalhar com mais qualidade, invista na identidade visual do seu negócio.
Por trás de uma marca que chama atenção, existe um planejamento técnico que tem como intenção cumprir um objetivo passando uma mensagem.
Com a contratação de profissionais para fortalecer o visual da sua empresa, a percepção da qualidade do produto ou serviço aumenta, agregando também valor a ela.
Diante disso, se consegue aproveitar melhor e gerar resultado a partir de cada etapa da comunicação com o seu cliente, desde o primeiro briefing com a marca.