SEO

Qual a Importância de um profissional de SEO?

Hoje, todas empresas que atuam no ramo digital sabem a importância que um profissional de SEO tem ao buscar posicionamento e alcance nas redes! Mas você sabe realmente o que esse profissional faz e o seu impacto?

Com o alto índice de empresas e organizações na internet, novas posições profissionais estão surgindo a todo momento e, no caso do profissional de SEO esta deverá crescer ainda mais. Visto que, qual empresa não quer o seu conteúdo destacado na primeira página dos sites de buscas?

Preparamos este blog para que você fique conectado nas novidades desses profissionais que fazem completa diferença na atuação digital.

Muito legal, você não acha? Boa leitura!

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O que é SEO?

A princípio, é necessário explicar o que é SEO, para podermos entender e analisar a jornada do profissional.

A sigla SEO representa “Search Engine Optimization”, em português, otimização dos mecanismos de busca.

Dessa forma, entende-se que SEO é uma forma de aumentar os acessos do seu site/página através de um conjunto de técnicas que visam  ranquear o seu conteúdo nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, principalmente no Google.

Agora que você já entendeu mais sobre o que é SEO, vamos a pergunta que não quer calar: o que faz um profissional dessa área?

O que faz um Profissional de SEO?

O profissional de SEO é um dos principais atores dentro de uma empresa que são responsáveis por gerar tráfego para o seu conteúdo. Essa tarefa não está pautada somente na produção de conteúdos estratégicos, mas também na otimização e revisão das páginas, backlink, etc.

Para isso, o profissional de SEO faz uso de várias teorias e técnicas, visando as primeiras posições da SERP do Google. Afinal, o que eles tratam como principal é o ranqueamento.

Basicamente, este profissional possui 4 pontos principais, são elas: realizar pesquisa de palavras-chave, otimizar e administrar o SEO On-Page e SEO Off- Page De uma página e, por fim, analisar os dados para ver o resultado das estratégias.

Além disso, esse profissional precisa estar atento a persona da empresa para qual ele trabalha. Pois, a persona define um público específico e permite que os profissionais do marketing digital direcionem cada vez mais suas produções, tom de voz e suas buscas de palavras-chave.

Quais habilidades este profissional deve ter?

Agora que você já sabe o que faz um profissional de SEO, quais habilidades são necessárias para trabalhar na área?

Como em várias áreas do marketing, existem algumas habilidades essenciais para quem trabalha com SEO. A principal é: comunicação limpa.

Você precisa se comunicar muito bem ao trabalhar com ferramentas de busca e estratégias. Uma vez que você precisa entender e comunicar o que vai tornar o conteúdo do contratante no diferencial para a sua persona e, dessa forma, atingindo o topo das colocações.

Diante disso, elaborar uma estratégia requer uma comunicação limpa e objetiva, para que não haja nenhum ruído de comunicação entre você e sua equipe, ou melhor, entre o contratante e o cliente.

Outro ponto importante é, nunca fique parado! Os algoritmos dos principais mecanismos de buscas mudam a todo momento, procure se manter atualizado nos updates. Faça métricas, testes, mas não deixe se acomodar.

Embora os fatores de rankeamento do Google não sejam totalmente especificados pela empresa, sempre ocorrem modificações pontuais no funcionamento do algoritmo.

Além disso, é crucial ter competência na elaboração de relatórios e análise de dados. Isso porque, como profissional de SEO você estará sempre criando estratégias e mostrando resultados, o que requer um forte perfil analítico.

Outra dica importante é: procure se especializar, busque por cursos e especializações de SEO.

Embora não exista uma faculdade específica para um especialista SEO, existem uma infinidade de cursos disponíveis na internet para você se capacitar, até mesmo de forma gratuita.

Outro ponto importante para um profissional de SEO, é ter experiência com algumas ferramentas e softwares essenciais para o SEO, como: SEMrush, Google Analytics, Google Trends, Google Search Console, entre outras.

Qual a diferença entre SEO On Page X SEO Off Page

SEO on page

O trabalho do profissional de SEO é focado na experiência do usuário, isto é, ele busca identificar possíveis problemas, dificuldades e oportunidades em termos de tráfego no site.

E isso não se limita ao conteúdo.

SEO on page consiste no momento que preocupação se volta a absolutamente todos os elementos que podem ajudar na classificação de uma página junto aos sites de busca.

É necessário perceber se as URLs, por exemplo, correspondem à otimização da busca, com as palavras-chave colocadas de maneira correta.

Também esse profissional dá atenção aos links internos, uso de imagens, escolha de títulos e de tags HTML que fazem diferença nos resultados.

SEO off page

Sendo assim, além das pesquisas diretas e dos acessos via ferramentas de busca, como o Google, o profissional precisa também ter atenção à origem dos tráfegos gerados por meio de links externos.

No geral, o SEO off page é: cuidar da reputação e autoridade de um site.

Quanto mais outros domínios estabelecem links para o seu, mais relevante ele se torna.

Os backlinks são importantes porque são responsáveis pelo redirecionamento de visitas vindas de outros portais e blogs.

Basicamente, isso ocorre pelo fato de o seu domínio estar linkado em algum outro site e, assim, ser acessado por meio desta página.

Portanto, é preciso estar sempre atento às oportunidades de geração de conteúdo de qualidade.

Aliado a isso, é interessante trabalhar com possíveis parcerias de compartilhamento de materiais em outros sites, como em ações de co-marketing e através de guest posts.

Desse modo, o tráfego da sua página tem tudo para crescer.

Por que é importante ter um profissional de SEO?

O conhecimento mais específico de um profissional de SEO domina objetivos cruciais para o sucesso de uma empresa, como o número no aumento de tráfego do seu site e o aumento do número de leads qualificados.

Portanto, uma pessoa especializada na área saberá como trabalhar com o marketing e com a criação de conteúdo voltada para mais alcance e, dessa forma, mais vendas para o seu negócio.

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