Você já sabe o que é VBA? A automação de processos dentro da linguagem de programação ligada ao Microsoft Office é acessível e pode ser um diferencial na sua rotina, no Microsoft Excel é mais prático a aplicação da linguagem, uma vez que o VBA oferece ferramentas para a criação de planilhas e programas automatizados poderosos.
Ficou curioso? Vamos te apresentar
Boa leitura!
O que é VBA?
VBA é um acrônimo de Visual Basic for Applications, que consiste em uma linguagem de programação utilizada pelos softwares que compõem os programas incluídos no Microsoft Office, como Word, Excel, PowerPoint, e outros.
Como já foi mencionado, o Excel é o primeiro passo ideal para os que desejam mexer na linguagem VBA, devido a quantidade de funções especiais que podem turbinar seus dashboards e planilhas.
Confira as principais aplicações do VBA:
Você pode criar macros e instruções para tornar algumas funções automáticas;
Fazer declarações IF, THEN, para criar condicionais:
Utilizar arrays, ou matrizes, que são grupos de variáveis;
Criar elementos como botões, caixas de texto e de listagem, entre outros, com controles ActiveX;
Usar funções, como Range Object, que representa uma ou mais células de uma planilha;
Criar loops, e muito mais.
Como usar o VBA no Microsoft Excel
Mas primeiro, é preciso exibir o guia Desenvolvedor no Excel, você aprenderá nos próximos tópicos abordados.
Como o Excel VBA funciona?
Você viu que uma linguagem de programação é a forma encontrada para que estabelecemos a comunicação ao software e o que queremos que ele faça.
O Macro tem essa mesma linha de funcionar, porque permite que através dele, aquilo que planejamos que o Excel faça será automaticamente executado . É por isso que existem as linguagens de programação para fazer esta intermediação.
As Macros são classificadas como pequenos programas porque permitem que o computador as entenda. O Visual Basic (VBA) é bem próximo do inglês e por esse motivo, quem conhece esse idioma consegue aprender os comandos dos códigos mais facilmente.
Quais são os princípios de VBA?
Chegou a hora de conhecer os princípios que o VBA tem na sua aplicação:
O que é Variável?
A Variável consiste em um local de memória. Assim, sempre que for criar um comando no Visual Basic for Applications é preciso estabelecer uma ou mais variáveis.
As variáveis possuem regras a ser seguidas para que o seu funcionamento seja estável.
Quais são as regras da variável?
Não usar palavras que são reservadas – Já que possuem um significado especial dentro do Visual Basic for Applications e por esse motivo não é permitida sua utilização como nomes para as variáveis.
Variáveis não podem ter nomes espaçados, por exemplo, “projeto do cliente” não é aceito em VBA, mas se colocar “projeto_do_cliente” não terá qualquer tipo de problema já que não há mais espaços vazios.
Os nomes descritivos podem e devem ser usados – Por exemplo, subtotal, preço, peso e quantidade podem ser utilizados, pois facilitam a leitura do código em VBA.
Operadores aritméticos
As regras que envolvem os cálculos básicos, como adição e subtração, também se aplicam ao VBA e elas podem ser utilizadas quando for trabalhar com as expressões que necessitam de diversos operadores aritméticos simultâneos.
No Excel VBA utilizam os principais sinais:
(+): para a adição;
(-): para a subtração;
(*): para a multiplicação;
(/): para a divisão.
Operadores lógicos
A princípio, toda operação envolvendo programação necessita de um operador lógico para realizar e demandar as funções, neste caso também não é diferente.
Para atingir um resultado assertivo é necessário fazer uma análise sobre a necessidade de uso no momento.
Aplicação dos operadores lógicos
SE – analisa as entradas e se a primeira delas for verdadeira e a segunda falsa seu retorno será falso. Para os demais casos o retorno é verdadeiro.
NÃO – em resumo, ele nega a entrada, ou seja, se a entrada for verdadeira ele retorna falso, se ela for falsa seu retorno é verdadeiro.
OU – retorna o valor verdadeiro quando pelo menos uma das entradas for verdadeira. Caso todas as entradas sejam falsas seu retorno será falso.
E – para que esse operador retorne a um valor verdadeiro é preciso que os valores de entrada sejam verdadeiros. Caso um deles seja falso ele irá retornar falso.
OU EXCLUSIVO – se uma das entradas for verdadeira seu retorno será verdadeiro. Entretanto, se todas as entradas forem verdadeiras ou se todas forem falsas seu retorno será falso.
FALSO – analisa a condição e os parâmetros dados. Caso o valor analisado não obedeça a essas regras o retorno é falso.
VERDADE – analisa as condições e parâmetros que o utilizador passa. Caso as regras sejam obedecidas seu retorno é verdadeiro.
Gostou do texto? Conheça o nosso blog sobre Excel e fique ligado nas melhores ferramentas para o seu negócio!