A princípio, é fundamental ter a ideia de que a relação empresa/consumidor permite visualizar informações valiosas para o futuro do seu negócio. Quando há uma boa convivência entre os dois atores, é possível visualizar as características e entender as suas necessidades dentro do negócio. Seguindo essa lógica, a aplicação do CRM nos dias atuais não é um diferencial, mas sim necessidade.
Com o avanço da tecnologia, houve um avanço significativo na melhoria dos fluxos de trabalhos e o número de tarefas retrabalhadas reduziu em grande escala. Uma vez que softwares e ferramentas decorrentes dos avanços tecnológicos começaram a fazer parte da rotina de colaboradores de diferentes ramos de atuação.
Sendo assim, a gestão de tempo passou a ser mais efetiva dentro dos departamentos e as decisões passaram a ser tomadas em prol da manutenção da boa relação com o cliente. Neste momento, investir em um mecanismo de CRM se torna essencial.
Quer conhecer mais sobre esta poderosa ferramenta? Então você chegou ao blog certo, vamos abordar os principais pontos para que você possa entendê-la e começar a aplicar no seu negócio.
Boa leitura!
O que é CRM?
O Customer Relationship Management, ou CRM, é um conjunto de práticas que buscam melhorar a gestão por meio do suporte tecnológico, além disso, seu principal objetivo é concentrar toda a informação sobre os clientes de modo a poder acompanhá-los e suprir da melhor forma às suas necessidades, com um um tratamento diferencial e individualizado.
O CRM consiste em três grandes áreas que são elas: a automatização da gestão de marketing e gestão comercial, automatização dos canais e da força de vendas bem como a gestão dos serviços ao cliente.
As empresas procuram cada vez mais soluções de CRM para que lhes permitam obter a valorização e enriquecimento na relação com o cliente. Assim, o CRM baseia-se no marketing relacional, procurando usar tecnologia de apoio à gestão de canais e de segmentos de mercado.
Pode-se dizer que o CRM é considerado o resultado de várias mudanças que ocorreram no mercado que atravessou um período onde era um mundo orientado a produtos para um mundo orientado a clientes.
Como funciona o CRM na prática?
A gestão do relacionamento com o prospect é um processo contínuo e que precisa de atenção, mas principalmente de uma boa combinação de ferramentas que auxiliam no registro adequado das informações, do bom uso da plataforma pela equipe, na análise constante dos dados e da tomada de decisão frente aos diferentes cenários.
Esse fluxo se renova a todo momento, não há espaço para acomodação dentro do planejamento e desenvolvimento de estratégias. E isso é possível porque, além de organizar dados sobre clientes e leads, o sistema de CRM também viabiliza o cruzamento de informação.
Há diversos desenvolvedores hoje no mercado que oferecem soluções versáteis e práticas para pôr a casa em dia e ampliar o horizonte de resultados. Mas vale lembrar que, como os recursos tecnológicos avançam rapidamente, é importante manter as ferramentas e as práticas sempre atualizadas.
Qual a importância do CRM nos departamentos da empresa?
É primordial ter em mente que o CRM é uma peça chave para a criação, desenvolvimento e sucesso de suas estratégias de planejamento, porque busca resolver e atender o que o cliente espera. Além disso, conduzem de maneira brilhante as campanhas de marketing, que conseguirão sanar os problemas de comunicação apresentados.
A importância do CRM está nos benefícios que ele traz para o departamento de vendas, além de agregar valor ao departamento de marketing. Pois, quando o assunto é qualificação de leads, os contatos relevantes estão prontos para ouvir propostas de negócios específicas.
Assim, o vendedor considera o histórico do cliente e oferece uma solução adequada ao seu perfil. Ou seja, além de ajudar a equipe de suporte a controlar e analisar melhor internamente algumas questões para fazer correções, mudanças e ajustes no processo, ele também passou a atuar com mais eficiência e foco em resultados.
Portanto, esse investimento também melhora a integração com o departamento de TI, já que a transformação digital é apenas o primeiro passo na busca contínua pelas ferramentas certas para ajudar a marca a crescer. Ou seja, promove a união da equipe, a troca de conhecimentos e o comprometimento com os principais objetivos da empresa.
Será que minha empresa precisa de CRM?
Portanto, agora que você conheceu as vantagens de inserir um CRM dentro da sua empresa, é normal que apareçam dúvidas: “será que está na hora de aderir a ferramenta?”, “será que funciona no meu negócio?”.
Vale dizer que todas as empresas, independentemente de porte, segmento ou complexidade das vendas, podem se beneficiar dessa ferramenta.
Mas, se você ainda está em dúvida, observe estes pontos:
1. Quando não há uma constante conversão de vendas
Conquistar mais clientes requer entender onde cada prospect está em sua jornada, permitindo uma abordagem mais precisa. Sem essas informações, fica mais difícil fechar negócios.
2. Quando seus processos não estão rendendo 100%
Quando os processos de vendas são inconsistentes, o trabalho se torna mais complexo e os custos aumentam. Além disso, leva mais tempo para responder às perguntas dos clientes.
3. Quando você toma decisões sem dados assertivos
Com relatórios imprecisos, pode ser difícil descobrir o que sua empresa está fazendo certo e onde não está sendo feita as mudanças necessárias. Se você ainda está gerando relatórios manuais, talvez seja hora de dar um passo adiante com um CRM.