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Lean Six Sigma: O que é? Quais os “belts” existentes?

Lean Six Sigma, você conhece esse modelo de trabalhar processos?

Essa junção de metodologias promove a melhoria de processos na sua empresa, reduzindo os riscos e aumentando a produtividade.

No entanto, não é uma tarefa fácil implementar essas melhorias, dessa forma, é necessário muita preparação teórica e prática  sobre o roteiro de planejamento até a aplicação dos conceitos.

Neste blog, vamos trazer uma abordagem didática sobre o assunto, para que você entenda os conceitos e aplicações. 

Você também vai ver quais são os benefícios de juntar o Lean com o Six Sigma e conhecer detalhes sobre as principais certificações nessa área, os “belts”.

Por fim, não deixe de conferir como a metodologia Lean Six Sigma pode transformar os resultados na sua empresa.

Pronto para entender esse modelo de melhoria? Boa leitura!

O que é Six Sigma?

Antes de abordar o Lean Six Sigma é preciso conhecer um pouco de cada metodologia, o Six Sigma é um sistema complexo que visa alcançar a melhoria contínua  do negócio por meio da redução de falhas.

O que torna o Six Sigma diferente? O Six Sigma busca as necessidades dos clientes antes de planejar a melhoria. 

Sendo assim, o Six Sigma sempre busca cumprir os objetivos a serem alcançados com o mínimo de falhas possíveis, além de ter a aplicação de projetos específicos para alcançar diferentes tipos de metas.

Seguindo a ideia dos objetivos, com a análise de dados e estatística presente nas suas ferramentas, é possível gerenciar, melhorar e inovar os processos de organizações. O objetivo ideal na metodologia é atingir 99,7% de acerto no funcionamento.

Para saber quais estratégias precisam ser tomadas no Six Sigma é preciso olhar para o roteiro DMAIC (sigla para Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar), que de uma forma geral, significa:

Define: definição do problema e prioridades

Measure: medição do estado atual

Analyze: encontrar a causa raiz do problema

Improve: mudança como uma predição

Control: perpetuar os conhecimentos e as melhorias conquistadas

O que é Lean?

O Lean é parte de um conjunto de ferramentas para redução do desperdício relacionado ao fluxo de materiais e informações em um processo desde sua criação.

Basicamente, o principal objetivo é simplificar a produção, com a melhoria na qualidade e por fim entregando o melhor serviço ao cliente.

O objetivo do Lean é identificar e eliminar etapas não essenciais e sem valor agregado no processo de negócios. 

O que é Lean Six Sigma?

Na década de 1980, consultores de qualidade perceberam a sinergia entre o Lean e o Six Sigma e começaram a pavimentar uma nova forma de combinar diferentes ferramentas do Six Sigma (melhoria da qualidade) e do Lean (diminuição  de falhas e resíduos).

O Lean Six Sigma traz uma abordagem mais ampla na melhoria de processos, porque destaca os pontos fortes, identifica e diminui as falhas presentes em ambas as abordagens quando combinado.

Essa aplicação se dá pelo uso de metodologias e ferramentas Lean para identificar e remover desperdícios e aumentar a velocidade do processo.

Enquanto isso, ocorre com o uso de metodologias e ferramentas Six Sigma para identificar e reduzir ou remover “variações de processos”.

Portanto, a maioria das organizações que executam controle de qualidade dentro de uma empresa preferem utilizar o Lean Six Sigma em vez de apenas uma metodologia

Quais são os “belts” da metodologia Lean Six Sigma?

A princípio, ter um certificado ‘’belt’’ significa que você está qualificado em Lean Six Sigma. No total são 4 categorias de belts existentes(White, Yellow, Green, Black).

Veja bem, pode-se dizer que é a mesma idéia das hierarquias nas artes marciais, onde o faixa branca é o lutador menos experiente mas que sabe no que consiste a prática, enquanto o faixa preta é experiente com maestria nas artes praticadas.

Black Belt

A princípio, no topo da pirâmide, temos o Black Belt que possui conhecimento sólido e habilidades relacionadas à metodologia DMAIC, métodos Lean e liderança de equipe.

São capazes de liderar qualquer projeto e equipe no que tange a execução de projetos Lean Six Sigma. Além disso, podem ensinar novos colaboradores sobre a metodologia.

No Brasil, o tempo médio de treinamento para obtenção do certificado em Black Belt varia entre 150 e 160 horas, onde você consegue aprender o uso da análise de dados estatísticos, experimentos planejados, liderança de equipe e gerenciamento de projetos.

Green Belt

Um Green Belt também possui conhecimento e habilidades relacionadas à metodologia DMAIC e ao Lean. Mas, no geral, não possui o conhecimento para coordenar projetos de alta complexidade.

No entanto, os Green Belts podem liderar projetos simples sob a orientação de um Black Belt. Além de estar capacitado para trabalhar em uma grande equipe de projeto.

A duração para se tornar um Green Belt é menor que 100 horas, e aborda conteúdos sobre o uso básico da análise de dados estatísticos, direcionado às técnicas de solução de conflitos da equipe.

Yellow Belt

Na certificação Yellow Belt treina-se  os conceitos gerais e ferramentas básicas do Lean Six Sigma.

A princípio, uma empresa que implanta o Lean Seis Sigma e decide treinar seus colaboradores pode chamar os  membros da equipe do projeto como Yellow Belts. 

A duração é menor que 50 horas. O conteúdo aprendido nessa certificação pode representar apenas os conceitos mais básicos e a linguagem do Six Sigma, com uma breve visão do processo DMAIC.

White Belt

Os White Belts são os colaboradores que precisam conhecer os fundamentos básicos da melhoria de processos mas que não tem autonomia para coordenar um projeto de melhoria.

Sendo assim, White Belts são importantes para coletar dados e oferecer uma visão competente de como os processos estão funcionando.

O fato é que o White Belt é uma abordagem inicial. Onde os futuros profissionais do Lean Six Sigma são instruídos com o modelo de melhoria. Portanto, essa introdução é fundamental para designar se o profissional vai querer continuar se especializando nas próximas certificações gerando uma boa conexão entre empresa e funcionário.

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