A princípio, podemos dizer que o marketing digital inovou a forma de alcançar pessoas no Brasil, e não é exagero. Nos últimos anos, a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, segundo um levantamento feito pela FGV.

Com esse contexto de Growth (crescimento acelerado), é preciso falar sobre o assunto e mostrar como o Marketing Digital pode contribuir no desenvolvimento de uma empresa.

Neste blog, abordaremos o conceito do marketing digital e quais são as melhores formas que uma empresa de engenharia pode impulsionar o seu alcance.

Prepare-se, a lista de tarefas é grande! Incluindo SEO, e-mail marketing, redes sociais e outras abordagens que possam otimizar sua comunicação e trazer mais leads para o seu negócio.

Boa leitura.

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital é um conjunto de decisões que envolvem o marketing online, em outras palavras, é a própria aplicação do conceito de marketing no ambiente digital.

Os canais digitais são os principais meios de conectar e gerar novos leads. Por exemplo, nas redes sociais, e-mail ou pesquisa nos navegadores.

Além de simplificar o contato entre empresa e cliente, um outro ponto de destaque também é a análise dos indicadores de performance, fundamental na hora do planejamento para identificar se uma campanha está dando retornos ou se a mesma necessita de alterações.

Nesse sentido, boas estratégias de marketing digital é o que traz o diferencial no resultado. O marketing tem como objetivo a conexão com o seu público-alvo no lugar certo e no momento certo.

Mesmo que você tenha as ferramentas disponíveis para aplicar, sempre lembre do planejamento estratégico. Pois, nem sempre estar presente em todos os canais significa que você está atingindo o público alvo da sua empresa.

Qual a diferença entre Marketing Convencional e Marketing Digital?

Começando pelo Marketing Digital, cabe no bolso de qualquer negócio, independente do orçamento disponível, sendo possível segmentar o conteúdo desejado para um público específico, permitindo uma estratégia mais certeira.

Já no Marketing Convencional, existe o fato de que você precisa de um orçamento pré-definido para posicionamentos na TV, Outdoor e Rádio.

Além disso, não é possível analisar os resultados das campanhas de forma precisa, por exemplo, com o Marketing Digital, a empresa consegue medir quais foram os retornos das campanhas com mais eficiência(ROI, cliques, conversões de leads).

Portanto, o alto custo do Marketing Convencional mostra que não é rentável começar a investir por esse nicho, ainda mais que com o Marketing Digital, a empresa tem a chance de se consolidar nas redes sociais e conquistar autoridade.

Por que empresas de engenharia devem investir em Marketing Digital?

São vários os motivos que apontam para o investimento no marketing digital, o principal é o fato de que hoje o mundo funciona e se conecta pela Internet.

E as principais empresas de engenharia do mundo já fazem os investimentos no Marketing Digital, porque quando há a primeira faísca de interesse por parte dos clientes, ela começa na Internet.

Para exemplificar melhor, imagine que você é o cliente. A primeira coisa que você fará quando houver uma demanda pessoal, é procurar nos canais digitais.

E nesse momento, entram as campanhas de marketing digital. As empresas que usam a tecnologia como aliada, conseguem se promover nas buscas, ficando no topo das indexações.

Assim, no contexto do mercado na área de engenharia como o atual, é necessário que os profissionais saibam se destacar ao construir a imagem do seu produto ou serviço.

Quais são as principais ferramentas do Marketing Digital para empresas de Engenharia?

Agora é hora de colocar a mão na massa! Confira as principais ferramentas do Marketing Digital que podem inovar as empresas de Engenharia:

1° Captação de Leads

O ponto de partida para começar a aplicar o Marketing Digital é a captação de leads, ou melhor, de clientes. Essa etapa é fundamental para o sucesso do seu projeto, pois nenhuma empresa sobrevive sem os seus clientes.

A primeira etapa é o planejamento geral. A empresa precisa criar sua lista de metas baseada no interesse dos leads em relação aos serviços oferecidos.

Depois do planejamento para atrair os leads, busque oferecer algo de interesse aos seus seguidores. Pode ser um conteúdo gratuito, e-book, live, desconto especial, enfim, é necessário identificar o que despertaria interesse dos seus usuários.

Após conseguir chamar a atenção, você precisa de uma plataforma, Landing page ou formulário para que os potenciais leads sejam cadastrados com sucesso.

É preciso saber como mantê-los, visando uma relação a longo prazo entre a empresa e o cliente.

2° E-mail Marketing

E-mail marketing é o uso do e-mail como canal para campanhas de marketing digital e seu objetivo principal é construir e fidelizar o relacionamento com o cliente.

Nessa etapa da sua campanha, os conteúdos podem ser direcionados a públicos específicos, ou seja, a empresa consegue filtrar as estratégias para cada perfil de cliente.

O primeiro passo no processo de aplicar uma estratégia de e-mail marketing é escolher uma plataforma da web que ofereça suporte a operação dos e-mails, por exemplo, RD Station, Mailchimp, entre outras.

Vale relembrar que criar campanhas de e-mail marketing também exige conhecimento de design, porque a criação do Template permite a inserção de html e css. Seja criativo!

Por fim, optar pelo uso do e-mail marketing pode impulsionar seus resultados. Faça o teste nas plataformas e verifique se o retorno valerá a pena. É possível acompanhar as métricas da campanha por meio dos relatórios de abertura, visualização ou clique.

3° SEO

SEO significa “Search Engine Optimization”, ou melhor, otimização para motores de pesquisa. Ao utilizar corretamente, seu principal benefício é a melhora no alcance orgânico de uma página.

Por exemplo, se você deseja que seu site seja indexado nas primeiras posições de buscas por algo como “Empresa de engenharia em SP”, você pode utilizar as estratégias de SEO para tentar garantir que seu site apareça como destaque para essa frase e outras relacionadas.

Continuando, esse momento envolve a mudança de vários pontos chave em seu site para aumentar a chance de que ele se classifique bem para os conteúdos que você quer destacar.

Essas mudanças podem incluir novas palavras-chave aos títulos e postagens de sua página, otimização de carregamento, mudanças visuais no site para que ele fique chamativo, entre outros pontos.

Talvez essa seja a etapa mais importante para a empresa que deseja investir em Marketing Digital. Portanto, aliar o SEO com uma boa gestão de mídias sociais resulta no aumento da visibilidade da empresa e por consequência, no resultado das taxas de conversão.

Faça a Gestão de Social Media da sua empresa com a AZI Tech

Sempre com o uso de Neuromarketing + Tecnologia para aplicações diretas em todo processo e execução do Marketing, Marca, Conteúdo, Sites e muito mais.

Na AZI Tech, buscamos entregar as melhores soluções digitais para o seu negócio. Além disso, oferecemos uma consultoria completa em todas as áreas Digitais com foco em maiores conversões nas vendas.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, Como podemos ajudá-lo?
Inicie, por aqui.