vba

VBA Excel: O que é? Como usar a ferramenta nas planilhas?

Você já sabe o que é VBA? A automação de processos dentro da linguagem de programação ligada ao Microsoft Office é acessível e pode ser um diferencial na sua rotina, no Microsoft Excel é mais prático a aplicação da linguagem, uma vez que o VBA oferece ferramentas para a criação de planilhas e programas automatizados poderosos.

Ficou curioso? Vamos te apresentar

Boa leitura!

O que é VBA?

VBA é um acrônimo de Visual Basic for Applications, que consiste em uma linguagem de programação utilizada pelos softwares que compõem os programas incluídos no Microsoft Office, como Word, Excel, PowerPoint, e outros.

Como já foi mencionado, o Excel é o primeiro passo ideal para os que desejam mexer na linguagem VBA, devido a quantidade de funções especiais que podem turbinar seus dashboards e planilhas.

Confira as principais aplicações do VBA:

Você pode criar macros e instruções para tornar algumas funções automáticas;

Fazer declarações IF, THEN, para criar condicionais:

Utilizar arrays, ou matrizes, que são grupos de variáveis;

Criar elementos como botões, caixas de texto e de listagem, entre outros, com controles ActiveX;

Usar funções, como Range Object, que representa uma ou mais células de uma planilha;

Criar loops, e muito mais.

Como usar o VBA no Microsoft Excel

Mas primeiro,  é preciso exibir o guia Desenvolvedor no Excel, você aprenderá nos próximos tópicos abordados.

Como o Excel VBA funciona?

Você viu que uma linguagem de programação é a forma encontrada para que estabelecemos a comunicação ao software e o que queremos que ele faça.

O Macro tem essa mesma linha de funcionar, porque permite que através dele, aquilo que planejamos que o Excel faça será automaticamente executado . É por isso que existem as linguagens de programação para fazer esta intermediação.

As Macros são classificadas como pequenos programas porque permitem que o computador as entenda. O Visual Basic (VBA) é bem próximo do inglês e por esse motivo, quem conhece esse idioma consegue aprender os comandos dos códigos mais facilmente.

Quais são os princípios de VBA?

Chegou a hora de conhecer os princípios que o VBA tem na sua aplicação:

O que é Variável?

A Variável consiste em um local de memória. Assim, sempre que for criar um comando no Visual Basic for Applications é preciso estabelecer uma ou mais variáveis.

As variáveis possuem regras a ser seguidas para que o seu funcionamento seja estável.

Quais são as regras da variável?

Não usar palavras que são reservadas – Já que possuem um significado especial dentro do Visual Basic for Applications e por esse motivo não é permitida sua utilização como nomes para as variáveis.

Variáveis não podem ter nomes espaçados, por exemplo, “projeto do cliente” não é aceito em VBA, mas se colocar “projeto_do_cliente” não terá qualquer tipo de problema já que não há mais espaços vazios.

Os nomes descritivos podem e devem ser usados – Por exemplo, subtotal, preço, peso e quantidade podem ser utilizados, pois facilitam a leitura do código em VBA.

Operadores aritméticos

As regras que envolvem os cálculos básicos, como adição e subtração, também se aplicam ao VBA e elas podem ser utilizadas quando for trabalhar com as expressões que necessitam de diversos operadores aritméticos simultâneos.

No Excel VBA utilizam os principais sinais:

(+): para a adição;

(-): para a subtração;

(*): para a multiplicação;

(/): para a divisão.

Operadores lógicos

A princípio, toda operação envolvendo programação necessita de um operador lógico para realizar e demandar as funções, neste caso também não é diferente.

Para atingir um resultado assertivo é necessário fazer uma análise sobre a necessidade de uso no momento.

Aplicação dos operadores lógicos

SE – analisa as entradas e se a primeira delas for verdadeira e a segunda falsa seu retorno será falso. Para os demais casos o retorno é verdadeiro.

NÃO – em resumo, ele nega a entrada, ou seja, se a entrada for verdadeira ele retorna falso, se ela for falsa seu retorno é verdadeiro.

OU – retorna o valor verdadeiro quando pelo menos uma das entradas for verdadeira. Caso todas as entradas sejam falsas seu retorno será falso.

E – para que esse operador retorne a um valor verdadeiro é preciso que os valores de entrada sejam verdadeiros. Caso um deles seja falso ele irá retornar falso.

OU EXCLUSIVO – se uma das entradas for verdadeira seu retorno será verdadeiro. Entretanto, se todas as entradas forem verdadeiras ou se todas forem falsas seu retorno será falso.

FALSO – analisa a condição e os parâmetros dados. Caso o valor analisado não obedeça a essas regras o retorno é falso.

VERDADE – analisa as condições e parâmetros que o utilizador passa. Caso as regras sejam obedecidas seu retorno é verdadeiro.

Gostou do texto? Conheça o nosso blog sobre Excel e fique ligado nas melhores ferramentas para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, Como podemos ajudá-lo?
Inicie, por aqui.
AZI Data RH-Tech
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.