WordPress: O que é? Quais as vantagens da ferramenta?

Com certeza você já ouviu falar desta ferramenta! O WordPress se tornou a mais popular plataforma de CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo nos últimos anos, e é utilizado como base de em torno de 30% dos mais de 10 milhões de sites populares na internet.

Ficou curioso?  Vamos conhecer o WordPress.

Não deixe de conhecer a AZI Tech

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS,  ou seja, uma plataforma para publicação e gerenciamento de sites. Desenvolveram-o em PHP, a plataforma funciona em bancos de dados MySQL e, por ser de código aberto, é abraçado pela comunidade e recebe diversas aprimorações constantes. 

Pode-se dizer que é uma plataforma excepcional porque suporta a criação e o controle desde um simples blog pessoal, aos sites mais complexos, como lojas digitais. Além disso, exige a contratação de um servidor dedicado para o seu funcionamento.

A origem do WordPress se deu em 2003, onde dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, com inspiração em uma antiga plataforma chamada bs/cafelog. 

O projeto deu tão certo que o WordPress inovou diante das concorrências por meio do suporte a customização na versão profissional do produto, chamada WordPress.org, com a instalação de plugins, design próprios e outras ferramentas.

Enquanto a versão gratuita, chamada WordPress.com, permite a criação de blogs simples e customização superficial, o suficiente para a elaboração de blogs padrão como os do Blogger(Google).

O que eu posso criar com o WordPress?

Dependendo da versão, você pode criar quase qualquer tipo de site, depende exclusivamente da sua necessidade.

O WordPress.com é a versão mais simples, e inicialmente oferece um domínio padronizado para a criação de um blog pessoal ou profissional.

A plataforma gratuita disponibiliza uma seleção de plugins e temas personalizáveis, mas nada muito elaborado em relação à versão Pro.

No geral, você pode perceber ao navegar pelos blogs pessoais criados no WordPress.com, que são muito parecidos quando utiliza-se a versão gratuita.

Já o WordPress.org é muito mais completo; com ele, desenvolvedores web podem trabalhar diretamente no código do CMS, e personalizar o blog ou site da maneira que for mais agradável para você.

Há uma quantidade alta de plugins que podem ser adicionados, e com as ferramentas certas, é possível criar desde sites de notícias sobre tecnologia, portifólios para freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e etc., sites de negócios, para divulgação de empreendimentos, e até mesmo lojas online, implementando certificados e plugins necessários para operações de e-commerce.

E claro, a versão Pro do WordPress permite a criação de blogs pessoais, mas com a possibilidade de deixa-lo com a cara e funções que você quiser por meio das inúmeras possibilidades de personalização.

Com o WordPress, as opções para a criação de um site completo são enormes, e um usuário de nível avançado pode fazer miséria com a versão completa. Claro, estes e profissionais devem entender que a contratação de um servidor é necessária, bem como operar o domínio como seria com qualquer outro CMS.

Já os usuários finais que querem uma plataforma simples e prática, encontrarão na versão gratuita do WordPress uma ferramenta perfeita para começar a escrever e publicar seus textos na internet, e quem sabe, migrar para a versão completa no futuro e expandir seus negócios.

Quais são as vantagens do WordPress?

Se você ainda não entendeu a razão do WordPress ser o maior sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo, chegou o momento!

Temos 6 vantagens especiais para te mostrar que o WordPress é o sistema definitivo para quem deseja ter um site que lida com conteúdo dinâmico.

As vantagens são sensacionais e mesmo para quem não tem interesse em criar um blog vai gostar:

1. Facilidade de uso

O uso do sistema é simplificado. Por exemplo, na hora de editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo por meio de botões que o editor da plataforma indica.

Quem mexe com programação web sabe que uma das formas de código mais simples que existem é o HTML. Mas se você não sabe o que é isso, não tem problema, porque nem vai precisar ter o conhecimento sobre.

Grande parte das funcionalidades do WordPress está acessível a poucos cliques e sem necessidade de uma linha de código sequer, ou seja, de forma “no-code”.

2. Instalação fácil

Outra grande vantagem do WordPress é que você não perde tempo para começar a usar todos os recursos oferecidos, pois a instalação é bem rápida.

A propósito, esse é um dos detalhes mais enaltecidos no site da plataforma. Sua famosa instalação que dura entre 5 e 10 minutos é um dos diferenciais em relação aos concorrentes.

O WordPress preza pela facilidade e rapidez não só na instalação, mas também em suas atualizações. Essas podem ser feitas de forma automática e também muito rápida, até mais do que a instalação inicial.

3. Enorme quantidade de Plugins e Add-ons

O objetivo dos plugins é ampliar e melhorar a experiência de uso de um site, tanto para os administradores quanto para os visitantes.

Por exemplo, existem extensões que permitem criar galerias de fotos, aumentar a segurança do site e melhorar a velocidade de carregamento das páginas.

Em outras palavras, os plugins e extensões servem como esteroides que deixam seu site ou blog ainda mais forte e poderoso.

Mas o mais legal mesmo é a alta oferta de plugins. Atualmente, são pouco mais de 50.000 disponíveis para instalação, e o melhor é que os principais são gratuitos!

4. Templates e variedade de customização

Outro ponto que conta a favor do WordPress é a simplicidade para mudar o visual de um site sem que isso prejudique os conteúdos já publicados.

Por exemplo: vamos supor que você está insatisfeito com o template (modelo pronto de layout) atual do seu blog.

Mesmo que você já tenha dezenas de blog posts publicados no site, a mudança pode ser feita sem que nenhuma das publicações seja perdida.

A única coisa que muda é a forma como esses conteúdos passam a ser apresentados visualmente para o público, um típico ganha-ganha que é outra prova da flexibilidade do WordPress.

5. Funcionamento em diferentes dispositivos

Pensando na facilidade para seus usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma via dispositivos móveis.

Dessa maneira, se você tem um smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress para gerenciar seu site na palma da mão.

O legal é que os dois aplicativos funcionam tanto para os sites baseados no WordPress.com quanto no WordPress.org.

6. Código aberto

Essa também vai para a primeira prateleira das vantagens do WordPress.

O fato de o código fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa possa editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins.

Quer um benefício claro do WordPress ser um software de código aberto (também conhecido como open source)?

A tradução da plataforma para o português brasileiro foi uma conquista notória da comunidade de desenvolvedores do WordPress no Brasil.

Além do mais, grande parte dos recursos que o WordPress possui veio de iniciativas dos usuários da ferramenta.

Claro que, para modificar o código do WordPress e personalizar seu site, você precisará ter um bom conhecimento em programação ou um profissional de desenvolvimento ao seu lado.

Mas o fato é: com o sistema aberto e uma comunidade ativa, como é o caso, o WordPress tem tudo para continuar evoluindo muito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, Como podemos ajudá-lo?
Inicie, por aqui.